Uma carta para mim 10 anos mais nova

Amanda Carneiro
4 min readAug 17, 2018

--

Oi Amanda, tudo bom? Estou falando daqui, de 10 anos de distância, você ainda não sabe, mas vai sim se apaixonar por alguém que também vai se apaixonar por você. Você é bem esquisita agora e cheia de inseguranças com seu corpo, mas vai ficar tudo bem e saiba que todas as atividades físicas que você está fazendo agora são o que vão te salvar no futuro. Sei que não é muito provável para você, mas infelizmente nos tornamos sedentárias. Mas calma, vou explicar como isso aconteceu.

Agora estamos quase terminando a faculdade, Engenharia da computação, obrigada por todo o esforço que você fez, obrigada por ter conseguido passar tantas madrugadas acordada estudando, programando, lendo, isso está sendo muito importante agora. Você ainda vai fazer várias coisas que vão parecer sem sentido e sem necessidade nenhuma, mas saiba que cada uma dessas coisas está sendo muito útil para mim agora. Hoje em dia não temos tempo, acordo cedo e vou trabalhar, a propósito, trabalho programando, obrigada a você por isso. Depois de trabalhar, vou para a faculdade todos os dias, tem sido muito cansativo, mas está quase no fim. Não me sobra tempo para correr, lutar, jogar basquete ou dançar ballet, então aproveite tudo isso muito bem, se não fosse isso, provavelmente hoje minha saúde estaria em um estado muito pior. Ah, por favor minha querida, tente dar uma segurada no café, estou sofrendo por isso agora. Sei que é difícil se manter acordada por várias horas, mas você consegue, nós conseguimos.

Se eu pudesse te dar algum conselho agora, seria para que você aproveite melhor seu tempo com a mamãe e com a Ana, elas fazem muita falta e nós só conseguimos vê-las algumas vezes no decorrer do ano, a comida da mami é realmente maravilhosa e é melhor que você aprenda as coisas que ela quer te ensinar, só agora, quase 6 anos depois de ter saído de casa consegui fazer algumas coisinhas que ela fazia todo dia e você às vezes nem comia por causa das dietas. Só para que você saiba, temos uns 20kg a mais agora e quase a mesma altura e ainda não estamos gordas, na verdade, estamos muito bem obrigada. Não se cobre tanto com isso.

Sabe, você tem uma cobrança muito alta consigo mesma, sei que é difícil, mas foi só quando conseguimos deixar isso um pouco de lado que conseguimos ser mais calmas, centradas e felizes, então, sempre que conseguir, se deixe ser um pouco mais livre, não diminua suas capacidades, não desacredite nas coisas que você mesma faz, isso não é bom para nós. Sei que em algum ponto você vai se sentir extremamente insuficiente e fraca, mas você não é. Você vai sobreviver a absolutamente todos os seus pesadelos, todas as suas dores e vai aprender a lidar com as pessoas que te machucaram. Você é esperta e consegue dar seu jeito para tudo o que quer, isso foi muito útil para mim ao longo dessa trajetória, obrigada por ter se esforçado tanto.

Bem, você é muito carinhosa e protetora com as pessoas que ama, sei que vai ser difícil todas as vezes que você tiver que se despedir de alguém, mas saiba que é importante deixar passar, algumas pessoas precisam só passar pela nossa vida e não importa o quanto você queira que esta pessoa permaneça, ela não vai permanecer, quanto mais esforço você fizer para manter algumas amizades e laços que você julga importantes, mais cansada e desgastada você vai ficar e, acredite em mim, nós precisamos de energia e força para passar por coisas maiores e mais difíceis. As pessoas só permanecem pelo tempo necessário, lembre-se disso.

Ah e sobre sua dúvida constante sobre apaixonar-se, amar alguém e também ser amada, bom, chega a ser engraçado, você vai sim se apaixonar (muitas vezes), vão se apaixonar por você também e você é quem não vai se apaixonar de volta, você vai amar e vai ser amada. Saiba que encontramos alguém que ama, respeita, cuida e nos ama de um jeito que você nunca imaginou. Ainda vamos casar com ele, já temos uma casa, um gato e vários cacarecos enfeitando as paredes. Não se preocupe tanto com o que os outros esperam de você, seja você mesma e se permita ser feliz, é só disso que precisa. Aquela história de que a pessoa certa vai aparecer é verdade. Não tem manual de instruções, não tem data marcada, não vem com uma placa te avisando, mas você vai saber quando isso acontecer.

Ah, sabe essa irritação constante, esses nervos a flor da pele e toda a grosseria e estress que você tem todo dia? Então, vai demorar muito tempo pra isso começar a diminuir e está tudo bem, só saiba que vai ser um caminho longo e você ainda vai arrumar muita briga desnecessária com quem você ama. A senhora é muito causadeira das treta e vai ser conhecida por isso por um bom tempo, paciência, fazer o que, estamos trabalhando nisso e estamos sim conseguindo. Nem palavrão falamos mais e é um alívio viu. Sabe aquele amor que encontramos, ele foi quem ajudou muito nesse processo. Ainda temos uns dias de stress no teto, mas eles são muito mais raros. Aprendemos a pedir desculpas e estamos aprendendo a aceitar desculpas mais rápido. Está tudo bem e ficando melhor todo dia.

Quase esqueci, seja mais otimista minha filha, que que é isso? Ser otimista não te torna mais fraca, não faz mal, não atrapalha.Acreditar que as coisas vão ser boas e vão acontecer mesmo quando está tudo ruim e difícil é só esperar pelo melhor possível, não é se iludir, você consegue pensar melhor quando é otimista. Nós estamos sendo pessoas mais positivas agora e não tem nada de errado nisso ok? Estamos confiando no destino e nas forças que refletem o que fazemos. O caminho nunca vai ser fácil, mas se você conseguir enxergar o arco-íris depois da chuva, a tempestade causa menos estrago, sabe?

Enfim, obrigada por nunca ter tirado as ideias da sua cabeça, por nunca ter acreditado quando disseram que você não ia conseguir, estamos conseguindo, estamos seguindo um caminho bom e você vai sim ser feliz, mesmo que não acredite nisso em algum momento.

--

--

Amanda Carneiro

Engenheira de software, apaixonada por tecnologia. Amo arte, amo conhecer lugares novos e viver viajando é o que me motiva todos os dias.