Amanda Carneiro
2 min readMar 4, 2022

Por onde começar?

Tenho muito contato com várias pessoas, principalmente mulheres, buscando oportunidades na área de tecnologia, programação, design, UX/UI…

São muitas áreas dentro da tecnologia e às vezes pode ser desafiador descobrir o que cada uma delas faz, então decidi criar esse material para trazer algumas dicas sobre os primeiros passos.

Aqui vão 5 dicas do que fazer para começar:

  1. Se informe: pesquise sobre o assunto que chamou sua atenção e descubra quem são as pessoas referência no momento. O YouTube é um excelente aliado nessa fase.
  2. Se conecte: Fale com as pessoas que já são da sua área de interesse, consulte seus pontos de vista e tire suas dúvidas. Você vai encontrar muito mais pessoas disponíveis a ajudar do que imagina.
  3. Faça alguns cursos rápidos: Isso vai te permitir entender um pouquinho melhor sobre o que se trata a área que você almeja, e pode ajudar a saber direcionar um curso de faculdade por exemplo, ou cursos mais densos e específicos.
  4. Procure pelas comunidades: A área de tecnologia tem comunidades unidas e prestativas, isso pode te ajudar a descobrir o que você gosta de fato e até a encontrar uma vaga na área.
  5. Não tenha medo de arriscar: Pergunte quando tiver dúvidas. Fale com as pessoas que já são da área. Faça as atividades e se dê ao direito de errar até acertar. Estude bastante e quando for o momento, aceite uma oportunidade de trabalho, mesmo que você ache que ainda não está no seu 100%.

Eu sei que pode parecer muita coisa, mas se você evoluir um pouquinho todos os dias, é o que é necessário, ninguém aprende a programar da noite para o dia, ninguém vira um designer da noite para o dia, qualquer profissão requer dedicação e estudo, mantenha isso em mente e siga buscando conhecimento sempre.

Vou deixar aqui alguns canais para comunidades: Google Developer Group, é uma comunidade com varios capítulos espalhados pelo mundo, com eventos gratuitos. Meetup, um canal de meetups, que é uma plataforma que permite o agendamento de eventos, então se você buscar pelos seus interesses, poderá encontrar as próximas datas com seus interesses.

Agora, falando em cursos rápidos, a Laboratoria está com as inscrições abertas para um bootcamp somente para mulheres, sem limite de idade, uma coisa legal é que o pagamento só é feito quando você estiver trabalhando. Outra referência é a ReprogramaBr, que tem cursos de front e back end para mulheres. Por fim, tem a Alura, uma plataforma que é referência em várias áreas, não só tecnologia.

Esses são só alguns exemplos, só a pontinha do iceberg, existe muito material disponível e mais importante do que material, existem muitas pessoas disponíveis a ajudar, ensinar e mostrar os caminhos dentro da área. Então, se é isso que você quer, se apoie em quem já está na área, o caminho vai ser menos arduo e as conquistas vão ser mais divertidas.

Ah, se quiser trocar uma ideia, é só me chamar no LinkedIn!

Amanda Carneiro

Ela/Dela Programadora, apaixonada por tecnologia e pelo universo tech. Amo escrever, amo a arte e sonho em viver viajando.