O super poder de fazer um pouco todos os dias
Realmente acredito que para criar e manter bons hábitos precisa-se ter uma força de vontade absurda. Manter uma rotina devia ser um tipo de elogio: “Nossa você tá tão rotina saudável hoje”…
Quando se pensa em uma rotina isolada, parece fácil, mas a realidade é que somos seres humanos inteiros, então não existe a possibilidade de particionar entre rotina de alimentação saudável e a rotina toda cagada de horários para dormir. No fim das contas, cada um é a soma de todas as pequenas rotinas e é por isso, que muitas vezes, mudar um único hábito é um esforço quase sobre humano.
Existem infinitas dicas para que a rotina possa ser criada desde que nascemos: “Como criar uma rotina de sono para o seu bebê”… Rotina é importante para que possamos nos orientar nos nossos dias.
A grande questão é, e acredito que sempre foi, como criar bons hábitos e boas rotinas para a vida de forma geral? Desde ter uma alimentação saudável, até a criação de uma rotina de estudos para passar em uma prova importante. Afinal de contas, somos o que fazemos com frequência. E é nesse momento que aparecem fórmulas mágicas, livros, testemunhos e depoimentos pessoais…
Depois de mais de um ano de pandemia, com um enorme volume de pessoas passando a trabalhar em casa, surgiram vários movimentos para tentar auxiliar a criar uma rotina saudável, onde a vida pessoal e a profissional possam coexistir intensamente e ainda assim não serem prejudiciais uma a outra.
Listas como esta surgiram a rodo:
- Organize uma rotina prazerosa para o momento de acordar.
- Organize suas tarefas das mais complexas para as mais simples.
- Tenha horário certo para almoçar.
- Tenha sempre à mão (e à vista) suas tarefas do dia e da semana.
- Faça pausas no trabalho periodicamente.
Presta atenção em quanta coisa está envolta nessa listinha de 5 itens…
Tenha horário certo para almoçar.
Ter um horário certo para almoçar parece de todos os itens, o mais simples. Basta bloquear na agenda um horário todos os dias, levantar da cadeira e ir almoçar…
Só que não.
É você quem vai fazer o almoço todos os dias? Em quanto tempo você consegue fazer a comida e se alimentar? Você vai ter que ir ao mercado com maior frequência? Vai conseguir se desconectar das atividades do trabalho a tempo?
Ok. Fazer o almoço vai ser complicado, então dá para pedir um delivery… Todos os dias vai pedir do mesmo lugar? Cada dia vai pedir um prato diferente? Como você vai garantir que a comida é saudável? Como vai fazer para não gastar demais e mesmo assim comer mal?
É mais barato e mais saudável fazer o próprio alimento, então, deixa pra pensar nessa coisa de rotina para o almoço depois. É melhor comer a hora que der fome e puder parar entre uma reunião e outra, com tempo. Cada dia é um dia, então deixa para eu do futuro lidar com isso.
Todo esse questionamento surgiu dentro da minha cabeça nas tentativas em ter um horário fixo para almoçar quando estou em “Home office”. E esse foi só um dos itens dessa pequena lista. Não estou nem falando de um dia inteiro, estou só falando da 1h de almoço dentre as 24h do dia inteiro.
Ter rotina não é simples. Não é fácil e começar é tão difícil quanto manter, especialmente quando estamos falando em rotinas que requerem esforço: Praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, manter as tarefas e afazeres em dia, não procrastinar, estudar uma coisa nova. Cada uma dessas coisas requerem consciência e dedicação.
Consciência. Essa é a palavra chave para o super poder de fazer um pouco todos os dias. Existem certas coisas que são necessidades: comer, dormir, beber água, ir ao banheiro… fazemos isso sem precisar estar muito presente, dá pra fazer tudo meio no piloto automático e é nesse momento que essas necessidades podem se tornar rotinas ruins. Então para que seja possível viver de uma forma saudável, é preciso ter consciência de cada parte da vida, de cada atividade e isso requer esforço.
Quando reduzimos a rotina a uma lista de tarefas a serem cumpridas, todo o resto que envolve o dia fica ignorado e aí, quando um imprevisto acontecer, a rotina das listas de tarefa vai cair por terra.
Então, voltando ao título desse artigo, eu realmente acredito que fazer um pouco todos os dias é um super poder. Super poder este que eu mesma não tenho. Eu tenho um poder humano que é o poder onde eu tento fazer todos os dias, mas nem sempre consigo e está tudo bem. Eu não me culpo mais por falhar, simplesmente tento de novo no dia seguinte ou na semana seguinte...
Saiba que se você consegue fazer uma coisa todos os dias, conscientemente, tendo plena noção da escolha que você está fazendo, isso é um super poder, se orgulhe disso. Não se culpe por não conseguir fazer todas as suas rotinas serem perfeitas, se alegre pela uma que você consegue criar e manter, isso é incrível.