Amanda Carneiro
1 min readJul 30, 2018

Muitas vezes aquela mesma forma de construir algo funciona muito bem, mas tudo pode sempre ser melhorado, só que essa melhora só vai ser possível se o olhar for de um ângulo diferente, com uma visão nova, com uma estruturação de pensamento e lógica diferentes.

Quando aprendemos a programar, certas estruturas já vem prontas e só aprendemos a usá-las, como os ifs, elses, fors e whiles, algumas técnicas também já viraram regra para as aulas de algoritmos, como método bolha, encontrar números primários em uma sequência numérica ou calcular a conversão de números inteiros para binário. Não são estes itens que vão definir a nossa capacidade de encontrar a melhor solução para determinado problema. Estas estruturas são só as ferramentas que podemos usar, é só uma parte do trabalho, o resto vem da visão de negócio, da compreensão sobre o que precisa ser feito e qual o melhor caminho possível.

O que faz com que aconteça a transformação diária e a melhoria nas habilidades como programador e na visão de soluções melhores a cada dia é a capacidade de enxergar o problema de outros ângulos, de aprender a reinventar soluções de acordo com cada necessidade. Programar por programar, não traz significância nenhuma ao processo todo. Enquanto o que você programa não for útil, construtivo e não trouxer uma solução, é só mais um trecho de código sem muito propósito.

A verdadeira transformação, a verdadeira melhora vai acontecer quando o que você programar for útil, compreensivo e trouxer benefícios não só para você, mas para todo o seu entorno.

Amanda Carneiro

Engenheira de software, apaixonada por tecnologia. Amo arte, amo conhecer lugares novos e viver viajando é o que me motiva todos os dias.