Amanda Carneiro
3 min readMar 22, 2018

Sabe quando você tem uma ideia e tem certeza que essa ideia é inovadora, revolucionária e incrível e ai vai dar uma pesquisada sobre o tema e descobre que já tem um cara que pensou nisso, criou o produto e está vendendo a sua ideia maravilhosa?

Então, esse sentimento aparece muito quando se está em áreas de inovação e tecnologia, ficamos todos imersos em pensamentos em comum e cheios de visões e impressões parecidas e esquecemos de olhar para o lado, olhar para fora, olhar para as pessoas. E é muito impactante quando você para e analisa isso. Muitas grandes ideia e produtos usados todos os dias por milhares de pessoas surgiram simplesmente do ato de suprir necessidades de alguém ou de uma massa e por muitas vezes essas ideias e soluções são simples ou parecem simples quando já estão em produção.

O nosso dia a dia é cheio de pequenos desafios e pequenas conquistas e temos ajuda de milhares de funcionalidades e produtos que foram criados por alguém em algum momento da história da humanidade e hoje em dia estamos aqui, vivendo e convivendo com estas criações maravilhosas sem pensar em como foi criado ou porque, pelo simples fato de que parece óbvio. Por exemplo, o copo, o garfo, a faca, todos os utensílios domésticos… Ninguém acorda e pensa: “como será que a concha de pegar sopa foi criada?” você simplesmente tem um outro item maravilhoso, a panela, cheia de sopa e você precisa pegar essa sopa… Concha, pega a concha na gaveta e usa. Só.

Normalmente quando pensamos em novas funcionalidades e implementação de novas tecnologias em alguma coisa, seja um sistema online, um aplicativo ou um robô, aparece na mente aquele laboratório da NASA cheio de gente mega inteligente e cheio de recursos, equipamentos, fontes de pesquisa e acabamos esquecendo ou ignorando que a vida comum do cidadão comum que não trabalha na NASA lançando foguetes também precisa de soluções inovadoras, também pode precisar conectar seus dispositivos e fazer coisas incríveis na sua vida.

Para a maioria das pessoas, falar de tecnologia é como falar de uma caixa preta misteriosa, com várias coisas misteriosas e mágicas que fazem tudo funcionar. De certa forma, acontece mágica sim, em qualquer tecnologia acontece a mágica da criação e a mágica da energia elétrica movimentando elétrons, bits sendo enviados e recebidos o tempo todo. E para nossa alegria somos nós, os criadores, os desenvolvedores, os inovadores, os pesquisadores, os [insira aqui outra área em qua a tecnologia esteja atuando todos os dias] que fazemos essa mágica acontecer.

Onde quero chegar com tudo isso?
A tecnologia dá um poder de criação muito grande para qualquer um que esteja envolvido com ela. Seja na parte de inovação, desenvolvimento, marketing ou qualquer outra área que esteja em contato com a fascinante e incrível tecnologia. Nós somos os responsáveis pelas novas soluções de problemas que as pessoas carregam todos os dias e nem se dão conta de que têm solução, nós temos o poder de criar novas coisas que podem ajudar na evolução de outras áreas da vida de muitas pessoas à nossa volta. E às vezes, na maioria delas diga-se de passagem, não é preciso uma ideia mirabolante para transformar o ambiente em que vivemos, é preciso uma ideia simples e que seja capaz de tocar as pessoas que entrem em contato com ela. Saber disso é no mínimo fascinante. E uma coisa é certa, uma ideia nunca é ruim, uma ideia é sempre um início de criação. Fazer acontecer de verdade ou não depende de cada um.

Amanda Carneiro

Engenheira de software, apaixonada por tecnologia. Amo arte, amo conhecer lugares novos e viver viajando é o que me motiva todos os dias.