Hoje é dia das mães.
Além de ser uma data comemorativa e cheia de ações amorosas dedicadas às figuras maternas e tudo o que significam, também podemos tornar esse dia um momento para reflexão.
A maternidade é um dos papéis equilibrado pelas mulheres que são mães. Além de mãe a mulher também pode ter a carreira, os estudos, seus hobbies, atividades e precisam equilibrar tudo isso.
Quero desejar um feliz dia das mães a todas às mães, especialmente para as profissionais da área de tecnologia, mas também quero trazer essa reflexão para a mesa.
A maternidade em equilíbrio com a vida profissional pode ser um tema muito sensível e cheio de desafios, especialmente com a situação atual em que muitas mães estão dividindo seu Home Office com os filhos.
Nos eventos do Women Techmakers sempre ouvimos as histórias das mães na tecnologia e mesmo que eu não seja mãe, consigo sentir o impacto que essa relação tem na vida de cada mulher que está trilhando sua carreira.
Pensando nos relatos que vi no WTM trouxe uma lista de ações que podem tornar a vida das mães que também são profissionais um pouco melhor.
Para empresas que querem ser mais inclusivas com as mulheres, especialmente com as mães:
- Durante os processos seletivos, pare de perguntar para as mulheres se ela já tem ou pretende ter filhos.
- Torne possível a real flexibilidade de horários e, especialmente para empresas de tecnologia, considere trabalho de casa, o famoso Home Office, que tem se mostrado bastante eficiente durante a quarentena.
- Tenha um berçário e um local adequado para tirar leite. Muitas mães não tem uma rede de apoio disponível o tempo todo e precisam de espaços como este.
- Dê oportunidade para as mulheres fazendo com que elas se sintam realmente incluídas. Sem fazer discriminação ou separação por quem é mãe ou não.
- Crie uma cultura onde reuniões e eventos importantes sejam em horários razoáveis, nem muito cedo, nem muito tarde, assim as mães que tem filhos pequenos tem uma chance melhor de se organizar com os horários de escolas e creches.
- Nunca esqueça que criar uma criança não é trabalho de um único ser humano. Ser mãe não significa ser eternamente e exclusivamente responsável pelos filhos.
Estes são os pontos, que eu como mulher, que ainda não é mãe, consigo enxergar. É isso que tenho para hoje.
Parabéns a todas as mulheres que também tem na sua lista de particularidades, a maternidade.